A Palavra do Sábio

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul


A língua dos sábios adorna o conhecimento,
mas a boca dos insensatos derrama a estultícia. Prov. 15:2.



O piloto chamou a comissária e disse: “Estamos com problemas técnicos. A situação é gravíssima. Comunique aos passageiros a notícia, mas faça-o de maneira sutil.” A aeromoça pegou o microfone e disse: “Por favor, senhores passageiros, ajustem os cintos para os cadáveres não se espalharem.”

Você está rindo? A história não é real. Foi inventada por alguém. Mas ilustra o que Salomão diz com relação aos perigos do exagero. Qualquer notícia, história ou fato pode ser apresentado de duas maneiras. “O sábio”, diz Salomão, “adorna o conhecimento”, dá vida ao fato, mas não muda a veracidade do acontecimento. “O insensato”, ele acrescenta, “fala estultícias.” Os sinônimos de estultícia são: tolice, exagero, grosseria.

A pessoa de êxito, em qualquer área da vida, usa a palavra como o artista usa o pincel. Cria imagens, beleza, transmite otimismo, traz paz ao espírito dos ouvintes. As pessoas gostam de ouvi-la até quando ela tem que dizer coisas duras, verdades que doem, realidades difíceis de serem aceitas. Já o insensato, querendo “adornar o conhecimento”, cai no terreno ridículo do exagero e da tolice.

Às vezes, sem pensar, exageramos e destruímos vidas, sonhos e projeções futuras de pessoas a nossa volta. “Você nunca será nada na vida.” “Já disse isso mil vezes.” “Você sempre chega tarde.” “Você só vive para me dar problemas.” “Ninguém trabalha aqui.”

As pessoas que vivem ou trabalham com você cometem erros? Sem dúvida. Também você e eu os cometemos, todos os dias. Mas é preciso usar as palavras “sempre”, “nunca”, ninguém”?

É só uma maneira de dizer? Uma força de expressão? Para quem fala, talvez. Não para quem ouve. O que pouca gente percebe é que as palavras ditas contra outros podem nos ferir muito mais do que a eles. As feridas aparecem mais tarde, depois de anos. Mas aparecem como chagas abertas sangrando impiedosamente.

O remédio é Jesus. Quanto mais perto dEle você viver, quanto mais permitir que Jesus tome o controle de sua vida, mais sábio você será. Lembre-se: “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia.”

Alejandro Bullón

Não Retroceder

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Autor da Meditação Matinal "Com a Eternidade no Coração", de 2009, pastor jubilado e que trabalhou como editor na Casa Publicadora Brasileira, o cachoeirense Rubem M. Scheffel proferiu a mensagem do Culto Divino, no sábado, 23 de fevereiro. Na plataforma, ao seu lado, além do ancião Jairo da Rosa, estava outro visitante, Mário Felber,  que trabalhou no IACS.
Scheffel apresentou, inicialmente, a passagem de Números 11:1 e 4 quando os israelitas se fartaram das carne das codornizes e reclamaram sentindo falta dos alimentos do Egito. A partir dessa passagem contextualizou o episódio e atualizou a situação. Mostrou, através de Mateus 12:43-45, II Pedro 2:21 e 22 e Filipenses 3:13 e 14 que a pessoa que abandona a fé torna-se pior do que era antes. Porém finalizou exortando que devemos ter comunhão com Deus e sermos, conforme Hebreus 10:39,os que não retrocedem para a perdição.
O HUSH Trio cantou louvores nessa manhã.

Imagens: Clarissa Bertolin

Aniversariantes de Fevereiro

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A Escola Sabatina já comemorou em janeiro os aniversariantes daquele mês e, em 25 de fevereiro,  não deixou passar despercebido os que fizeram aniversário neste último.
Os aniversariantes foram chamados à frente e o HUSH Trio alegrou e agradeceu a Deus por mais um ano de vida concedido. Encontrava-se também presente Moisés da Silva, de Novo Hamburgo, que ao orar no encerramento da Escola Sabatina também pediu uma bênção aos aniversariantes.

Imagens: Nívia Bueno

Informes

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Alteração do horário dos cultos


Os cultos noturnos de domingo e quarta-feira voltam ao horário das 19h30min com o fim do horário de verão.

Encontro de Casais
No dia 03 de março, às 20 horas, haverá um encontro de casais na casa de Carlos e Ieda Leusin, com a presença do Pr. Moisés Mattos, presidente da ASCR.  Deve-se fazer inscrição. Levar suco e prato de doce ou salgado.

Cultos de domingo


Pastor Marcelo, durante três domingos consecutivos, a contar de 26 de fevereiro, tratará de assuntos como: nossa origem, o plano de Deus e o que devemos fazer para participarmos do plano divino de salvação. Compareça e leve amigos!


Retorno do Grupo de Oração


O Grupo de Oração retorna às atividades no dia 7 de março, às 14h30min.



2012, o ano da "Grande Esperança"


10 de março: 

1. Reavivamento e Reforma
Buscar a Deus na primeira hora de cada dia.
Dia Mundial de Oração - Sábado de vigília diurna, jejum e oração, sermão via satélite pelo Pr. Ted Wilson, presidente da Associação Geral.

24 de março: 
2. Impacto Esperança
Distribuição de milhões de livros "A Grande Esperança" em um único dia.
Lançamento da campanha 2012 "Vida por vidas".
Finalizar o sábado com uma grande celebração e testemunhos.

31 de março: 
3. Amigos da Esperança - Lares de Esperança
Cada membro convidar um amigo para culto especial dos "Amigos da Esperança", convidá-los para uma refeição, abrindo os "Lares de Esperança".

01 - 08 de março: 
4. Semana Santa
Evangelismo da semana santa, começando preferencialmente em pequenos grupos e encerrando a programação de sexta a domingo na igreja.

17 - 24 de novembro: 
5. Evangelismo via satélite - Pr. Alejandro Bullón
17 -24 de novembro em português de São Paulo para Brasil.
6. Plantação de novas igrejas
Cada distrito pastoral abrirá uma nova congregação em 2012, plantando novas igrejas em toda América do Sul.

Feriado de Carnaval

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

No feriadão de Carnaval a Igreja esteve reunida na sua sede campestre. Foram momentos de confraternização com Deus, amigos e novos conhecidos. Como previsto, uma delegação de São Gabriel, com o pastor Samuel esteve presente, além de uma representação de Santa Cruz.  Cultos, batismo, tarefas, brincadeiras... As cozinheiras capricharam no cardápio.
Foi muito enriquecedor o tempo passado em meio à natureza, desfrutando dessa beleza criada por Deus e também compartilhando com os presentes. E por falar em presentes, o adolescente Felipe Vargas Hertz esteve  no sábado, para a alegria de todos
Você pode conferir momentos clicados na AJACS, indo ao menu à esquerda, no blog, e acessar a página com fotos.
Imagens: Neiva Köhler e Nívia Bueno

Propósito na Vida

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul


Da soberba só resulta a contenda,
mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Prov. 13:10.
  
Pepe Barreto tem uma estrela no corredor da fama em Hollywood. O reconhecimento foi-lhe outorgado por ser um dos melhores comunicadores latinos de Rádio e Televisão.
Assentados em torno de uma mesa do restaurante em Glendale, ele falou-me emocionado de seu encontro com Jesus. “Foi o momento mais dramático de minha vida”, ele disse. “Tinha fama, dinheiro, aplausos e tudo que o ser humano crê que precisa para ser feliz. Mas me sentia vazio e angustiado. Foi nessas circunstâncias que a Bíblia chegou às minhas mãos e comecei a estudá-la com devoção.”
Pepe falou-me de sua luta interior para render-se a Deus. A soberba era grande. Afinal de contas, poucas pessoas alcançariam na vida o reconhecimento público que ele tinha. Como pedir conselho a alguém e dizer: “Ajude-me, por favor”?
O texto de hoje afirma que “da soberba só resulta a contenda”. Não é apenas contenda com outras pessoas. Esse é o resultado final da contenda interior. O soberbo não aceita a si mesmo. Seu orgulho o convence de que é superior aos outros e isso gera angústia, porque os outros não pensam de igual maneira.
Conheci Pepe Barreto transformado numa pessoa simples e desejosa de aprender de Jesus. Eu o conheci certa noite, depois de uma reunião na qual tinha falado do amor de Deus. Pepe tinha ido lá querendo ouvir de Jesus e crescer mais em sua experiência espiritual.
Naquele outro dia, assentado à mesa do restaurante, ele contou-me que em certa ocasião telefonou para um amigo que estava completamente mergulhado no alcoolismo e nas drogas porque perdera um filho. Pepe falou-lhe de sua experiência com Cristo e do amor de Deus. Semanas depois, encontrou-se com alguém que lhe perguntou: “Olha, o que você falou para Tintán? Desde que você ligou para ele, mudou completamente, para melhor.”
Os olhos de Pepe brilharam de emoção. “Aquele dia senti que minha vida tinha um propósito”, ele disse. “Aquela estrela no passeio da fama será destruída quando Jesus retornar. Mas aquela vida transformada ficará pela eternidade!”
É verdade: “Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.”

Alejandro Bullón
www.ministeriobullon.com

Conhecer a Palavra de Deus

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Preparando o coração para a mensagem do Culto Divino, de sábado, 11 de fevereiro, as jovens Leidiane Borba e Gabriela Marques, acompanhadas de Camila Munhoz, atualmente em POA, mas em visita aos seus familiares, louvaram ao Senhor.
Denise Menezes, ao centro, trouxe a reflexão do culto de forma bem didática a fim de que os presentes pudessem perceber que a vida cristã deve estar motivada não somente pelas emoções, que são passageiras, mas pelo conhecimento da Palavra de Deus. Ter intimidade com Deus também requer o aprendizado de Suas verdades.

Imagens: Neiva Köhler

A Lição Bíblica

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

"Dentre tudo que os homens já escreveram, onde se poderá achar algo que de tal maneira se apodere do coração, algo tão bem adaptado a despertar o interesse dos pequeninos, como nas histórias da Bíblia? Nessas singelas histórias estão explanados os grandes princípios da lei de Deus. Assim, mediante as ilustrações mais bem adaptadas à compreensão da criança, pais e professores podem começar muito cedo a cumprir a expressa ordem do Senhor, concernente aos Seus preceitos: "E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, deitando-te, e levantando-te" (Dt 6:7).
O uso de lições objetivas, quadros-negros e mapas será um auxílio na explicação dessas lições, e para fixá-las na memória. Pais e professores devem constantemente procurar métodos aperfeiçoados. Ao ensino da Bíblia devemos dedicar nosso mais vivo pensamento, nossos melhores métodos e mais ardoroso esforço" ( Ellen G. White, Conselhos aos pais, professores e estudantes, p. 181).

Pensando nessa premissa, a liderança do Departamento Infantil tem buscado apresentar a Bíblia à garotada de maneira a atrair sua atenção aos ensinos do Mestre, tanto nas "escolinhas" dos departamentos quanto no Momento Infantil..
O blog tem mostrado imagens de apresentações de histórias bíblicas no Momento Infantil do Culto Divino. As histórias têm despertado não só o interesse das crianças, mas também dos adultos.
Veja imagem da história bíblica contada pela professora Ana Márcia Finger e Nelzi Vargas sobre o machado flutuante, no sábado, 11 de fevereiro.
Imagens: Neiva Köhler

Como Criar uma Piriguete

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Veja essa charge veiculada na internet e tire suas conclusões:

Acreditar e Agir

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Cerca de 15 líderes da Central estiveram no CAMAR, em POA, no sábado, 11 de fevereiro, participando do Encontro de Evangelismo da ACSR. Líderes das outras igrejas do distrito foram juntos num ônibus.
Mesmo com a falta de grande parte da liderança, as atividades na Igreja não deixaram de acontecer.
Edison Menezes Júnior dirigiu a Escola Sabatina e ao dar as boas-vindas mencionou que precisamos acreditar e agir. Como filhos de Deus devemos observar os preceitos que Ele nos ensina.
Cláudia Garske contou a história de Kazuko, que foi a primeira adventista, em Amami Oshima, que recebeu em sua casa os colportores que há mais de 40 anos visitam a ilha para vender livros e falar de Jesus. 
Cláudia destacou que o sucesso do evangelismo depende sempre de duas foras conjugadas: a força divina através do Espírito Santo convencendo as pessoas da necessidade da salvação e a força da igreja através do testemunho e amor.
A lição 6, "Deus, o legislador", foi abordada de forma geral, pela professora Neiva Köhler. Foi enfatizado o caráter imutável de Deus, revelado em Sua lei; evidência de que a lei divina era conhecida e estava em vigor antes do Monte Sinai; a importância de Deus ter apresentado Sua lei no Sinai com uma demonstração de poder  tão grande que inspirasse temor e reverência; e que a lei quando escrita no coração, pelo Senhor torna-nos livres para vivermos com alegria.
Após o estudo de que a lei de Deus é uma parte inseparável de toda a Bíblia, Antigo e Novo Testamento. É também uma expressão do Seu amor. E assim, quando amamos, revelamos a plenitude e beleza da lei de Deus, Gabriela Marques cantou um belo cântico.
Imagens: Naiara e Neiva Köhler

A Ceia do Senhor

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A Santa Ceia e o Lava pés são cerimônias que foram instituídas por Jesus e deveriam ser feitas até que Ele venha. É um memorial do Seu amor.
Ao pensarmos que a ceia lembra a morte de Jesus, vemos a nossa culpa, pois foi morto por nós na cruz.
No sábado, 4 de fevereiro, com boa presença de membros e vários amigos visitantes, reuniram-se para essa cerimônia.
No Culto Divino foram destacados os significados especiais de alguns vocábulos encontrados na passagem de Romanos 3: 23-25.

Após o cerimonial do Lava pés, Leidiane da Silva Borba fez o louvor especial e passou-se à Santa Ceia oficializada pelo pastor Marcelo Goulart.
O ancião Jairo da Rosa meditou nas palavras de I Coríntios 11:23 e 24 e os diáconos passaram o pãozinho, emblema que simboliza redenção.
O ancião André Fernandes refletiu na continuação da passagem bíblica, a respeito do sangue de Cristo e os diáconos entregaram um cálice de suco de uva aos participantes, como símbolo. 
Imagens: Clarissa Bertolin, Gabriele Schmidt e Nìvia Bueno

Informações

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Despedida dos Calebes

O encerramento das atividades dos Calebes ocorreu com os batismos de Alzira e Ledi, na sexta-feira, 3 de fevereiro.

ACAMP/Verão 2012

O acampamento de verão que realizar-se-á de 17 a 21 de fevereiro na sede da AJACS, em Cachoeira do Sul, contará com a presença do pastor líder dos jovens da ACSR, Elton Bravo, além de outros pastores, como o de São Gabriel que trará jovens e adultos em dois ônibus, já confirmados.
Para quem quiser acampar nos cinco dias deverá fazer a reserva. Martinho Borba é o presidente responsável pelo retiro, sendo que Jairo da Rosa responde pela Igreja Central.
A seguir, valores correspondentes:
* R$37,70com refeição para acampamento dos cinco dias , seguro e refeição, exceto na sexta-feira, à noite;
* Até 6 anos não paga;
* De 7 a 12 anos paga  a metade.
*Almoço e janta custam R$ 7,00 cada e o desjejum, R$ 4,00.

Reuniões

A agenda pastoral esteve lotada no sábado 4 de fevereiro, à tarde, pois houve: reunião de comissão,  Curso de Oratória, Treinamento de duplas missionárias e recepção, em sequência, na Igreja Central.

Jovens Adventistas

O Encontro de Jovens teve dois momentos: o espiritual e o recreativo. Das 8h às 8h30min as atividades foram na igreja e posteriormente às 9h, no Padle São José, a turma se reuniu para jogar futebol masculino e feminino. Alguns, ainda, estenderam o encontro para uma pizzaria.

Apresentemos a Deus os Nossos Filhos

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Caio, uma criança de apenas cinco meses de idade, sorridente, calma.
Seus pais, Geovane e Bárbara, embora não frequentando a igreja, apresentaram o pequeno Caio ao Senhor. Bárbara foi aluna da Escola Adventista local e possui familiares adventistas que frequentam e são líderes na Igreja Central.
A dedicação foi feita pelo pastor Marcelo Goulart e a jovem mãe, Leidiane da Silva Borba, cantou nesse momento. O pastor chamou à frente a família Netto que se encontrava presente e fez uma oração.
Imagens: Neiva Köhler

Convite de Casamento

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A Igreja Central recebeu o convite de casamento de Luana Freire e Anderson Cavalheiro da Silva, que realizar-se-á no dia 18 de março, na Igreja Adventista do Sétimo dia , em São Gabriel. Embora o casamento seja noutro município, eles continuarão a pertencer à Igreja Central de Cachoeira do Sul.

Felipe Hertz de Volta II

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul


Vencedor, este foi o adjetivo empregado pelo Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, referindo-se a Felipe, adolescente adventista ferido em acidente de explosão em um cofre. A seguir, a reportagem veiculada no referido jornal. O que foi noticiado em outro jornal local já foi mostradona última postagem.

A volta ao lar do vencedor Felipe

Após seis meses internado, garoto ferido na explosão do cofre está em casa. E está feliz
Marildes, Felipe e Jorni: união dos Hertz está ajudando a superar o dramaMarildes, Felipe e Jorni: união dos Hertz está ajudando a superar o drama
Depois de superar 20 cirurgias nos seis meses em que ficou internando no Hospital de Pronto-socorro de Porto Alegre para tratar das queimaduras sofridas durante a explosão de um cofre, o estudante Felipe Vargas Hertz, 14 anos, recebeu alta e voltou para sua casa no Bairro Vila Verde. Ainda se recuperando, na noite de ontem ele retornou a Porto Alegre, pois hoje tem a primeira consulta médica fora do HPS.
Apesar de estar iniciando uma nova fase do seu tratamento, Felipe pode ser considerado um vencedor. Quando chegou ao HPS, ele tinha apenas 1% de chance de sobreviver. O garoto sofreu queimaduras em 78% do corpo. O seu irmão mais velho, Jorni Alfredo Hertz Júnior, 17, perdeu a vida no acidente ocorrido na indústria de implementos agrícolas Hertz, na Rua Alarico Ribeiro, no Bairro Oliveira.
Ainda se recuperando, ele saiu do hospital na quarta-feira passada, quando foi recepcionado com festa no apartamento em que a família estava residindo, em Porto Alegre, por alguns amigos jogadores do Esporte Clube São José. Os jogadores de futebol moram no mesmo prédio onde a família residiu nestes seis meses e ficaram amigos dos Hertz, inclusive visitando e orando por Felipe no HPS.
Os atletas prepararam um churrasco para esperar o estudante, com picanha assada e Coca-cola, que era um desejo de Felipe quando ainda estava hospitalizado. Após passar seus primeiros três dias depois de alta na capital, na madrugada de domingo Felipe retornou a Cachoeira do Sul, acompanhado pelos pais Jorni Alfredo Hertz e Marildes Vargas Hertz e do irmão Samuel.
Na consulta de hoje, Felipe espera saber quanto tempo ainda deve prosseguir em tratamento e quantas cirurgias plásticas ainda deve fazer. Quando deu entrada no HPS, as primeiras operações foram para retirar a pele morta. Depois, Felipe passou a ser submetido a cirurgias plásticas para enxertos de pele no corpo. A pele era retirada do próprio Felipe, principalmente da barriga, para ser usada em enxertos nas partes mais atingidas pelas chamas, como as costas.
NATURALIDADE - “A barriga doou três. Eles retiraram ainda do pé, da perna e da coxa”, relata Felipe, que, apesar de ser um adolescente, conversa com naturalidade sobre o acidente e sabe que por pouco não perdeu a vida. “Quando estiver em uma situação difícil, como eu estava, acredite em Deus que Ele vai lhe ajudar a superar”, frisa Felipe. O garoto, que estuda no Colégio Diva Costa Fachin, frequenta a Igreja Adventista.
UMA PERGUNTA
O que mais preocupava quando Felipe deu entrada no HPS?
O estudante Felipe Vargas Hertz não chegou a sofrer queimaduras internas quando foi atingido pela explosão do cofre. As chamas queimaram 78% do corpo dele, sem atingir apenas os pés e a área genital. O problema é que todo o soro que Felipe recebia não ficava no corpo, pois não havia pele para reter líquidos. Assim, os médicos que atendiam o menino tinham receio que os rins parassem de funcionar e isso afetasse outros órgãos, provocando a morte. Ele chegou a permanecer várias semanas em coma induzido durante o tratamento.
>> IMPORTANTE
Bastante religiosa, a dona de casa Marildes Vargas Hertz salienta que Deus teve um papel fundamental na recuperação do filho Felipe Vergas Hertz. “Eu entreguei a vida do meu filho a Deus". Ela observa que correntes de orações foram feitas por todo o país após o drama de Felipe ficar conhecido através da internet. “É preciso acreditar, ter fé. Quando a gente se agarra a Deus, Ele faz milagre. Eu escutei dos médicos que o Felipe tinha apenas 1% de chance de vida. Era o que o Felipe precisava”, destaca Marildes. A família pretende fazer um grande culto em Cachoeira do Sul, em data não definida, para agradecer por Felipe estar vivo e se recuperando.
AtençãoO estudante Felipe Vargas Hertz ainda apresenta marcas das queimaduras em todo o corpo. Não existe previsão de quando ele deve concluir o tratamento. Em razão dos enxertos de pele, o garoto ainda não pode ficar exposto do sol. Além disso, o seu quarto foi pintado com tinta antibacteriana para evitar que outros problemas possam afetar a saúde de Felipe. Ele se alimenta normalmente e já caminha sozinho, apesar de ainda estar fazendo fisioterapia.
Polícia investiga a explosão que causou a morte de um dos irmãos e os ferimentos do outro
Família agradece a ajuda de todos
Diante da tragédia que abalou a família, o empresário Jorni Alfredo Hertz, 50 anos, salienta que o apoio de pessoas que sequer conhece foi fundamental para superar a perda do filho Jorni Alfredo Hertz Júnior, 17, e para seguir a luta pela vida do filho Felipe Vargas Hertz, 14. “A gente agradece a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, seja nos confortando, ajudando financeiramente ou orando pela nossa família, nos estenderam a mão”, frisa Hertz. Ele observa que estas pessoas deram o suporte necessário para a família enfrentar todo o drama que está passando. Ainda abalado, Hertz fala pouco sobre o acidente, mas afirma que não sabia que havia explosivo no cofre, que estava há pelo menos 10 anos no pátio de sua empresa. O Ministério Público solicitou para a Justiça o perdão judicial para Hertz, pois, apesar de entender que ele pode ter sido negligente ao armazenar o cofre sem saber o que havia dentro, já sofreu mais do que qualquer castigo que possa ser imposto pelo Judiciário.
Felipe virou colorado
Antes do acidente, o estudante Felipe Vargas Hertz, 14 anos, torcia pelo Grêmio junto com seu pai, o empresário Jorni Alfredo Hertz, e com o irmão, Jorni Hertz Júnior, que acabou falecendo. Internado no Hospital de Pronto-socorro de Porto Alegre, o garoto acabou trocando de time e agora torce para o Inter, principal rival do tricolor.
A decisão ocorreu após ele receber as visitas dos jogadores Índio, que joga no Inter, e Fabiano Eller, que já defendeu o colorado e está no São José de Porto Alegre. Os dois são evangélicos e foram até o HPS orar por Felipe. Eles ficaram amigos e deram camisetas do Inter para Felipe, que passou então a torcer pelo colorado.
LIBERTADORES - Hoje à noite, o garoto promete estar sentado em frente à televisão para torcer pelo Inter contra o Once Caldas, jogo valendo a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. E o Grêmio não ficou nem como segundo time de Felipe, pois agora o estudante é fiel torcedor do Zequinha de Porto Alegre, pois fez amizade com os jogadores do clube enquanto esteve internado no HPS. Bem humorado, o garoto brinca, questionando o que é trocar de time para quem já trocou de pele.
ENTREVISTA
Felipe Vargas Hertz, 14 anos, estudante
Mãe e filho: garoto acredita que sua recuperação é prova da existência de Deus
Por que você decidiu tentar abrir o cofre?
“A gente se criou com aquilo ali. A gente sempre tinha curiosidade de abrir. A gente nunca tinha tentando antes”.
E você sabia lidar com a esmerilhadeira?
“Sim. Já tinha lidado antes. Sempre fomos para a firma para arrumar as nossas bicicletas”.
Você se lembra como foi a explosão?
“Eu estava tentando abrir o cofre. O manão estava pintando a bicicleta. Aí saiu uma fumaça branca por baixo do cofre. Eu virei e tentei correr, mas o manão foi ver. Aí explodiu”.
Do que mais você se recorda?
“Fiquei em pé esperando a Samu para me levar para o hospital. Quando estava no hospital, aqui no HCB, eu estava em uma maca e o manão na outra. Eu olhava ele e não consegui ver o rosto. Aparecia uma luz muito forte no rosto dele. Acho que era alguma proteção divina para mim não ver o rosto dele queimado”.
Como você passava o tempo no hospital, em Porto Alegre?
“Ficava assistindo televisão e jogando videogame. Conversava com os meus pais e com o meu irmão e conversava com os amigos pelo MSN. Fazia a fisioterapia”.
Do que você mais sentia falta durante a internação?
“Do manão. De jogar futebol com os meus amigos, de andar de bicicleta. De ir para a escola”.
Como está sendo superar a morte do seu irmão Jorni?
“Difícil. Esta é a pior parte de tudo. Fazia tudo com o manão. Sinto falta dele todos os dias”.
Explosivos que causaram o acidente com os irmãos Hertz na zona norte da cidade

Felipe Hertz de Volta

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Superação, milagre! Deus, com certeza, tomou o adolescente Felipe Hertz e o tomou em Seus braços. Veja reportagem veiculada no jornal O Correio, de Cachoeira do Sul, noticiando seu retorno.  Na próxima postagem o que foi veiculado no outro jornal local.

Felipe Hertz: exemplo de superação e de vida

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
imageSeis meses depois da tragédia, Felipe Hertz sorri
Sorrindo, o jovem retorna para Cachoeira
Com apenas 14 anos, o adolescente Felipe Vargas Hertz já é um exemplo de superação e de vida. Ele é considerado um verdadeiro milagre da Medicina. Felipe teve aproximadamente 70% do corpo queimado em um acidente trágico há seis meses e, hoje, ao olhar para ele, é quase impossível perceber que em tão pouco tempo tanta coisa tenha acontecido na sua vida.
Felipe deu alta do Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, no dia 25 de janeiro, e não queria voltar para Cachoeira do Sul naquele mesmo dia. Mas um fato inesperado fez com que ele mudasse de ideia dias depois.
A tia de sua mãe, a senhora Maria de Lourdes Costa, foi atropelada e Felipe resolveu que queria vê-la imediatamente. Maria de Lourdes foi a responsável pela confecção das rifas que ajudaram a família. E foi na madrugada do último sábado que Felipe, seus pais e o irmão mais novo chegaram a Cachoeira do Sul.

INTERNAÇÃO - Felipe ficou seis meses internado no HPS, dois deles na UTI pediátrica e quatro na UTI de queimados. O garoto conta que recebeu muitas visitas neste período e que fez amizades no HPS, tanto que ao dar alta, os médicos e enfermeiros que acompanharam o tratamento choraram ao ver Felipe saindo do hospital. O garoto conta que cada médico o chamava por um apelido, entre eles “Xodó” e “Bebê”.
E o mesmo ele fazia com quem lhe atendia. Chamava uma enfermeira de “Fadinha” e outra, que estava grávida, de “Kinder Ovo”. A mãe, Marildes Vargas, diz que foi um misto de grandes emoções deixar o HPS. Que todos choraram e riram ao mesmo tempo.
Agora, Felipe passa os dias na casa da família jogando videogame e recebendo ainda mais visitas. Ao receber o Jornal O CORREIO, o garoto e sua mãe mostraram-se felizes com a recuperação milagrosa de Felipe e deram uma verdadeira lição de vida.
Segundo eles, o que realmente faz diferença na vida das pessoas é Deus. Felipe aconselha quem está passando por algum momento difícil: “Se agarre nas mãos de Deus e não largue. Acredite Nele sempre, que tudo ficará muito bem”.
Em seis meses, foram 20 cirurgiasFelipe demonstra ser um jovem pronto para encarar qualquer desafio. Ele permaneceu seis meses internado no HPS e foi submetido a 20 cirurgias. No início, os procedimentos eram de desbridamento (ato de remover da ferida o tecido desvitalizado) e depois vieram os procedimentos de reconstituição.
O jovem conta que tudo que o HPS possuía de melhor foi disponibilizado para seu tratamento. A mãe confirma e diz que quando faltava alguma vitamina ou pomada, ela e o pai de Felipe compravam. Outro detalhe é de que Felipe sempre soube de tudo o que estava acontecendo. Sabia dos seus tratamentos, remédios e acontecimentos com a família.
A mãe diz que muitas vezes era o próprio Felipe que dava forças para que todos continuassem juntos e fortes. Ainda faltam algumas cirurgias, mas todas com procedimentos bem mais simples das que já foram feitas. Felipe afirma que o tratamento vai até ele ficar “zero bala” mais uma vez.

CULTO - A família de Felipe Hertz está planejando um grande culto de ação de graças. Ainda não há data nem local definidos. Mr. Beco já confirmou que vai colocar o som do culto. Marildes ainda precisa que alguém disponibilize um local grande, já que pessoas de fora da cidade já garantiram que virão participar.

FRASE - “Às vezes é com os olhos marejados que enxergamos o que é realmente importante”. Esta frase foi impressa em uma foto, como lembrancinha para os médicos do HPS, e Felipe adora. Com isso, a mãe agradece todos que torceram e ajudaram de alguma maneira a família a superar este momento tão difícil e que comoveu Cachoeira do Sul e região.
Saiba Mais>Por enquanto, a rotina de Felipe é olhar televisão, jogar videogame e receber os amigos e familiares. Mas ele já tem planos para um futuro próximo. Conta que está com saudades de andar de bicicleta e de jogar futebol. Além dos estudos, até das provas e trabalhos da escola ele está sentindo falta.
>Marildes Vargas Hertz reafirmou na tarde de ontem que toda a ajuda e oração da comunidade cachoeirense são bem-vindas. A conta no Banco Santander ainda está aberta e foi com as colaborações feitas pela comunidade que a família conseguiu se manter nestes seis meses na Capital.
>Agora, Felipe precisa de um fisioterapeuta especialista em queimados, além de um bom dentista e acompanhamento psicológico. Felipe conta que no último mês em Porto Alegre, teve a ajuda de Fabiano Eller, jogador do São José de Porto Alegre, que conquistou com o Inter o título de campeão mundial de clubes em 2006. “Ele e mais alguns jogadores moram no mesmo prédio que meus pais estavam lá”, conta Felipe.
Alta aconteceu após o primeiro banho> Felipe e Marildes contam que a alta hospitalar aconteceu logo depois que Felipe tomou o seu primeiro banho de chuveiro. A mãe lembra que depois de um dia inteiro no HPS com Felipe, ao chegar em casa, encontrou Samuel, o filho mais novo, chorando e dizendo que “Manão e Pipi tinham lhe abandonado”.}

> Manão é como a família fala quando lembra de Jorni Alfredo Hertz Júnior, irmão de Felipe que acabou não resistindo às queimaduras e morreu em decorrência da explosão do cofre que eles tentavam abrir juntos. E Pipi é como a família carinhosamente chama Felipe.

> Com isto, Marildes decidiu que ia cobrar o filho Felipe sobre sua melhora. E assim ela fez. Chegou no HPS e falou para o menino: “Teu irmão disse que tu o abandonou. Vamos tomar um banho e levantar da cama”. E parece que era justamente isso que Felipe estava esperando, um pedido de mãe.

> Ele tentou tomar banho um dia, com aplicação de morfina subcutânea, mas não conseguiu. Felipe disse que a dor para a aplicação da medicação foi muito forte. Por isso, na segunda tentativa, ele optou por não usar medicamento e tomar o banho apenas com sua força de vontade. E conseguiu.

> No momento do banho, a médica que atendia Felipe no HPS chegou no quarto e quase não acreditou no que viu. Então, ela prometeu que ele teria alta logo em seguida. A mãe disse que a dor no coração, pela perda do irmão, é maior do que a da pele, e isso é confirmado por Felipe. Ele, agora, toma banho todos os dias e sem medicação.

> Felipe Hertz descobriu que a música é sua aliada. Ele diz que ao tomar banho, para esquecer das dores na pele, coloca músicas para escutar e vai cantando durante o banho. Uma delas, que é a favorita de Felipe, é cantada por Priscila Gollub: “Ao olhar pra mim vejo tudo bem; Não importa tanto o meu viver”. Hoje, Felipe e a família estão em Porto Alegre. Lá, ele deve ir todas as quartas-feiras para ter seu tratamento acompanhado de perto pelos médicos que já lhe atendiam.
Importante> Quem quiser fazer alguma contribuição para a família pode depositar qualquer quantia no Banco Santander, na agência número 1052 e na conta 60003372-5, que está no nome de Felipe Vargas Hertz.

http://www.ocorreio.com.br/default/index.php/permalink/9743.html

Amigo Visitante,

Sua presença e comentários são bem-vindos.
Não saia daqui sem deixar sua opinião, sugestão, ideias... Elas são de relevância, pois assim, teremos uma noção mais clara da visão que estão tendo sobre o blog e os artigos aqui postados.