Em Recesso

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Desde 2009 que este blog vem sendo administrado pela professora Neiva Köhler (foto de Maristela Willig). Durante esse tempo, você pôde conhecer um pouco do andamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia-Central: sua programação, membros, projetos...
Faz-se necessário mudanças, novo fôlego... Foi proposto à liderança que encontrassem alguém para dar continuidade ao blog, por ocasião da escolha dos novos oficiais, meados de outubro.
Enquanto não deliberarem um substituto, o blog ficará, temporariamente, sem atualizações.
Agradecimentos àqueles que contribuíram até aqui para que as postagens fossem feitas, aos que cederam fotos e, especialmente, a você, seguidor do blog.
Se houver interesse seu, membro da igreja central, de se responsabilizar pelo blog, entre em contato com o primeiro ancião, Matusalém Bertolin, ou com o pastor que estará a frente da igreja em 2012, Lirio Beckmann. 

No Princípio

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Este é o tema geral abordado no 1º trimestre de 2013 na lição da Escola Sabatina.
A seguir, a transcrição da introdução desta lição.

A criação é a verdade fundamental das Escrituras. Todos os ensinamentos bíblicos, incluindo a encarnação de Cristo, Sua morte na cruz, Sua segunda vinda e todos os outros ensinos estão fundamentados na verdade de que nosso mundo foi criado pelo Senhor.
Paulo não somente ligou o Adão literal (Rm 5:14), mas o contexto de Romanos 5 relaciona essa ligação ao plano da salvação, doutrina fundamental que entendemos no sentido mais literal:somos seres caídos e estamos literalmente diante da destruição eterna ou da vida eterna.
O próprio Jesus citou Gênesis 1 e 2, em Mateus 19:4-6. Se Jesus aceitou e ensinou o relato da criação como literal, como podem os que se dizem seus seguidores fazer o contrário?
A lição deste trimestre estuda a doutrina da criação descrita em Gênesis 1 e 2, examinado suas implicações para algumas de nossas crenças, incluindo a moralidade, o pecado, casamento, mordomia cristã, e outras. Embora trabalhando com base no pressuposto de que a história é literal, a lição mostrará, muitas vezes, porque a história da criação deve ser aceita literalmente, ou, caso contrário, muitos dos nossos principais ensinamentos seriam fatalmente prejudicados.
Tome, por exemplo, o evangelho. Segundo as Escrituras, na criação os seres humanos eram melhores dos que os da atualidade. Jesus veio ao mundo para nos resgatar da morte trazida pelo pecado de Adão e Eva. Mas, em um modelo evolutivo, o Senhor teria encarnado em um macaco evoluído, criado por meio do vicioso, doloroso e assassino ciclo da seleção natural. Tudo isso a fim de abolir a morte, "o último inimigo" (ICo 15:26). Mas como a morte poderia ser o "inimigo" se ela teria sido um dos meios escolhidos por Deus para criar os seres humanos? O Senhor deve ter utilizado muitos Homo erectus, Homo heidelbergensis e Homo neanderthalensis mortos para finalmente obter um à Sua própria imagem (Homo sapiens). Se a evolução fosse verdadeira, então Jesus teria vindo para salvar a humanidade do processo que o próprio Deus usou para criá-la no princípio (Lição da Escola Sabatina - adultos, Origens, 1º trimestre de 2013).

Durante 13 sábados estudaremos com atenção nossas origens e como Deus nos tem guiado até aqui. Dedique-se cada manhã ao estudo da Palavra, Deus deseja se comunicar com você.


Buscando o Espírito Santo

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A última mensagem do Culto Divino, deste ano de 2012 foi transmitida pela professora Denise Beladona Menezes, diretora da Escola Adventista, que apresentou quatro passos para a atuação do Espírito Santo.
Presentes na plataforma, Lauro Oliveira, de Candelária, e Marçal Barreto, de Novo Hamburgo. Ambos residiram e possuem familiares, aqui, em Cachoeira do Sul.
Gabriela Marques apresentou a mensagem musical no início do culto.
Imagens: Cláudia Bertolin

Último 13º do Ano

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Ivo Descovi Júnior fez a abertura da Escola Sabatina, 29 de dezembro, última deste ano. No próximo ano, exercerá a função de ancião e não mais a de diretor associado da Escola Sabatina.
As duas diretoras: Luciene Brendler, escolhida para 2013, e a atual e que será associada professora Neiva Köhler organizaram as novas unidades de ação com os professores e secretários para o próximo sábado que será no novo ano, bem como, apresentaram o novo cartão e orientaram quanto ao seu preenchimento. Ocorreu de forma geral para que na falta do responsável (devido ao período de férias) qualquer membro possa efetuar essa tarefa dos apontamentos. Destacaram que os jovens irão ter sua unidade na galeria e estarão envolvidos, mais diretamente, com a Escola Sabatina dos adultos.
O informativo mundial das missões que neste trimestre focalizou quatro projetos da Divisão Sul-Americana, ou seja: (1) construção de igrejas na Região Centro Oeste Brasileira; (2) construção da igreja do Instituto Adventista Brasil Central (IABC); (3) construção de igrejas no Norte do Peru; e (4) projeto infantil: material para crianças que dirigem pequenos grupos no Norte do Peru teve seu fecho com vídeo e retirada da oferta, que ainda contou com as latinhas/cofres, motivacional do trimestre passado.
Houve agradecimentos, despedida e transmissão da liderança da Escola Sabatina e Daniela Trindade Munhoz encerrou com um hino especial antes da oração final.
Imagens: Maristela Willig

Confiança Máxima - Lançamento

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Este é um dos lançamentos da CPB e você poderá adquiri-lo pelo telefone: 0800- 979 0606 ou visitando livrarias CPB, com frete grátis para todo o Brasil e com várias formas de pagamento.

Doações de Natal

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

O ancião Jairo da Rosa coordenou na igreja central a doação de alimentos para famílias carentes a serem entregues neste Natal. E, no sábado, 22, no Culto Divino, os presentes devolveram seus dízimos, entregaram suas ofertas em dinheiro e em mantimentos. 
Nesta manhã, Ivo Descovi traçou um paralelo das condições do nascimento de Jesus e das vividas por nós.
Imagens: Denise Beladona Menezes
Ao encerrar o apelo, Camila Munhoz cantou, enquanto os presentes, de mãos dadas, refletiam nas palavras do hino.
Imagem: Neiva Köhler

Inimigos no Altar

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

O anjo, porém, lhes disse: Não temas; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que é para todo o povo; é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:10,11


Era véspera de Natal, em 1942. Alemães e aliados haviam feito uma trégua, mas a cidade de Warrington, na Inglaterra, estava às escuras, como se esperasse um ataque aéreo naquela noite fria.
O padre Richard Rochford deveria rezar a missa da meia-noite na Igreja de Saint Mary, e os soldados e civis tatearam pelas ruas escuras até chegar à igreja. Às 23h30 havia lugar apenas nas três primeiras fileiras, que estavam reservadas.
Dez minutos antes de começar o culto, as portas da frente se abriram e uma fila de prisioneiros alemães e italianos, escoltados por guardas americanos e ingleses armados, marchou pelos corredores e ocupou os assentos vazios.
Pouco antes da meia-noite, o padre Rochford ocupou o púlpito e com a voz embargada explicou que, infelizmente, não haveria música de Natal dessa vez, pois o organista havia ficado doente. Um suspiro de desapontamento se ouviu na congregação, e então todos ficaram em silêncio.
Nisso, houve certa agitação entre os prisioneiros alemães, e a congregação ficou alerta para ver o que aconteceria. Um prisioneiro se ergueu e falou com um guarda. Então, foi escoltado pelo guarda, o prisioneiro caminhou até o altar, inclinou-se perante o padre e assentou-se ao órgão.
Um ar de expectativa encheu a congregação. Será que aquele prisioneiro sabia tocar? Ou pretendia criar confusão e mostrar desrespeito?
Mas logo os maviosos acordes do hino "Noite de Paz" encheram o ambiente, deixando os presentes enternecidos. Eles nunca haviam ouvido alguém tocar essa música com tanto sentimento. Era como se o espírito de Cristo estivesse fluindo dos dedos do organista naquela noite, penetrando no coração dos ouvintes.
O organista continuou tocando os belos e tradicionais cânticos de Natal, levando a multidão às lágrimas. E, durante todo o tempo, o guarda permaneceu ao seu lado, com o rifle apontando para o seu coração. Não se poderia imaginar uma cena mais contraditória num momento tão solene.
Ele finalmente parou de tocar e voltou para junto dos demais prisioneiros. O padre então se ergueu e disse: "Este jovem prisioneiro de uma nação inimiga demonstrou, hoje à noite, que os verdadeiros laços de amor, que exemplificam o espírito do Natal, são superiores aos conflitos humanos" (H. N. Ferguson).
que esse espírito reine em seu coração hoje e sempre.

Mensagem escrita pelo cachoeirense Rubem M. Scheffel, em Meditações Diárias - Com a eternidade no coração, de 2010, p. 362.

Aniversariantes de Dezembro

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Em todos os meses, a Escola Sabatina tem lembrado dos aniversariantes e não foi diferente neste último mês. Embora alguns estarem envolvidos na programação que logo viria não podendo estar a frente, houve representantes deste mês. Para comemorar a alegria da vida com os que fizeram ou ainda farão aniversário em dezembro Camila Munhoz cantou um hino.
Imagens: Maristela Willig

Reavivando a Esperança

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Foram mostrados, aqui no blog, os projetos a serem desenvolvidos pelas unidades da Escola Sabatina.
Um deles foi a visita à igreja rural na localidade do Bosque.
Imagem: Iltom Machado
No sábado, 22, a unidade deu seu testemunho do resultado da visitação feita, comentando fotos apresentadas no telão e motivando a participação de todos em atividades como esta.
Imagem: Maristela Willig
O grupo salientou que saíram fortalecidos, pois todos estiveram envolvidos nas atividades na igreja pela manhã, desde a recepção, escola sabatina até o culto divino. Viram a alegria estampada no rosto dos que lá moram e se encontravam naquele ambiente fraterno. Para que todos participassem a lição foi dividida e até as crianças tiveram o seu momento. Novos membros também estiveram envolvidos.

O grupo pensou em todos os detalhes, inclusive o almoço e a sobremesa. Os adventistas do Bosque também prepararam uma recepção, num lugar muito agradável.

Até dona Francisca Kassner, com 93 anos, estava junto. Como foi dirigente de coral, aproveitou a ocasião e cantou com os amigos, demonstrando que o louvor a Deus não tem idade.
Imagens: Marizelda Rael

Desejos Natalinos

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul


Mensagem de Despedida

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul


Despedida do Pastor

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Pastor Marcelo Goulart e sua família chegaram aqui há dois anos. agora, foram transferidos para a cidade vizinha de Santa Cruz do Sul.
Aqui viveram alegrias e tristezas, realizações e frustrações, mas o mais importante é que houve crescimento espiritual de todos. Foi aqui que o Bruno aprendeu a ler e escrever, que a |Fernanda atuou como professora e coordenadora do MM, primeiro distrito pastoral, viram a Júlia alçar novos voos... Amigos conquistados, casais mais unidos e almas encaminhadas aos pés do Salvador.
A igreja local não será mais a mesma porque sementes foram lançadas. Algumas delas já produziram seus resultados e outras o tempo (o Espírito Santo e o movimento dos membros) se encarregará de fazê-las produzirem. 
A despedida aconteceu neste sábado, 15, na igreja central. E inicialmente, o primeiro ancião da central, Matusalém Bertolin falou ao casal e filhos.
Os representantes das demais igrejas adventistas locais também se despediram. Mas, e o presente dado à família!?
Pastor Marcelo manifestou seu aradecimento, embora tenha se manifestado antes da mensagem do batismo, ocorrida momentos atrás.Ao encerrar esse momento singular, o ancião Itamar, da igreja da Oliveira, orou em favor do pastor Marcelo e sua família. À saída, o abraço individual.
Imagens: Neiva Köhler

Batismo de Final de Ano

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A programação da tarde de 15 de dezembro foi marcada por vários momentos distintos. Como já vimos aqui no blog, o Ministério da Mulher destacou as atividades desenvolvidas durante o ano. Além dessa parte, houve apresentação de duas crianças do mesmo casal que não poderia deixar de aproveitar a presença do pastor, batismo e despedida do pastor e sua família.
O conjunto dos jovens adventistas cantou nesse dia especial.
O melhor presente que um pastor poderia receber foi ofertado ao pastor Marcelo Goulart: poder realizar uma dedicação e batismo no dia em que se despedia como pastor responsável. 
Daniela Trindade Munhoz, com seu jeito carinhoso, cantou a música "A primeira criança", de Alessandra Samadello.
O pastor Marcelo Goulart, depois de uma reflexão, apresentou a todos os presentes os batizando e fez as perguntas habituais  e necessárias de concordância com os princípios da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Gabriela Marques e Leidiane Cavalheiro cantaram em júbilo pela decisão tomada.
Os primeiros a serem batizados foram Clarissa e Fabiano, casal que foi fiel a Deus e Ele respondeu com bênçãos. Deixaram de atender aos sábados em seu negócio e sua clientela aumentou.
Após, vieram Maria que contou com a presença de perto dos familiares e Fabrícia, vinda de Encruzilhada do Sul.

Algumas pessoas atenderam ao apelo do pastor, vieram a frente e o pastor orou em seu favor.
E, ainda não poderia faltar: o louvor com o HUSH Trio. A despedida do pastor fica para outra postagem.
Imagens: Neiva Köhler

Encerramento das Atividades do MM

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

O MM apresentou, neste sábado 15, uma retrospectiva positiva das atividades desenvolvidas no ano e batismos ocorridos como fruto desse enjangamento feminino.
Fernanda Bica, a frente do MM como coordenadora distrital, juntamente com sua equipe: Cláudia Bertolin- da igreja Central, Joselita Teixeira- igreja Oliveira, Jussara Borba- igreja Noêmia; Áurea Oliveira Barbosa- igreja Barcelos apresentaram vídeos e oraram após cada vitória mostrada. 
O tema foi: "Senhor, graças Te damos..."
Testemunho especial foi apresentado por Jandira, que foi batizada devido assistir à TV Novo Tempo e que destacou a importância da recepção no primeiro dia em que veio à igreja.
Imagens: Neiva Köhler
Parabéns a essa equipe e às igrejas que durante este ano de 2012 envolveram-se no "Servir ao Senhor".

Revendo a Igreja

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

No início da década de 80, Jorge Eládio conheceu o Senhor e foi batizado na Igreja Central de Cachoeira do Sul. Embora solidamente empregado numa empresa de eletrificação, tendo faculdade de educação física, resolveu largar tudo e cursar teologia em São Paulo. Não se tornou pastor, mas tem levado a mensagem de Deus por onde vai. Casou-se, tem uma filha e trabalha em Banco. Neste sábado, 15 de dezembro, transmitiu a mensagem no Culto Divino, emocionado em voltar à igreja onde entregou sua vida a Deus e rever alguns amigos.
No louvor inicial o HUSH Trio se apresentou e a filha de Jorge Eládio o encerramento.
Imagens: Neiva Köhler

Presença no Campori da 9ª Região

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Ao entrar o mês de dezembro, num final de semana, o grupo de desbravadores Atalaias do Jacuí participou do Campori da 9ª região. Liderados por Jaime Yung, eles deram o seu melhor representando com entusiasmo o seu clube.

Imagens: Caroline Franco e Jaqueline Silveira

HUSH Trio em Porto Alegre

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

HUSH Trio esteve em 1º de dezembro, apresentando-se na Igreja de Farrapos, em Porto Alegre.
Este foi o informe feito por Jean Marcel divulgando a presença do HUSH Trio na sua igreja.

Grupo de Oração em Recesso

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Na última terça-feira, o Grupo de Oração fez sua confraternização e anunciou o início do recesso de final de ano, porque muitos dos integrantes costumam viajar neste período.
Reiniciam suas atividades no ano vindouro sem data anunciada. porém isso não indica que tenham cessado as orações. Individualmente, elas serão elevadas ao Senhor.

Louvores ao Rei Que Nasceu em Belém

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

A Cantata de Natal foi assistida por um bom público que se acomodou nas escadarias da catedral e em cadeiras postas no entorno do Château d'Eau, que é uma construção parte de um dos reservatórios da cidade, construído em 1925, o qual foi tombado neste ano como patrimônio municipal.
O som estava impecável, montado por Beco Giulianni. Conforme divulgado houve inicialmente apresentação do HUSH Trio anunciando que o nenê nascido é o rei Jesus.
O ex-aluno Arthur Klüssner introduziu o coral da Escola Adventista tocando ao saxofone, o hino "Jubilosos", que foi seguido pelos alunos cantando a mesma música em espanhol.
Efeitos de luzes contribuíram para que o momento ficasse mais harmonioso e com um clima especial de Natal.


Várias músicas foram cantadas pelo coral sob regência da professora Vandréia Teixeira de Oliveira. Houve participação de alunos com flauta e solos.


Imagens: Neiva Köhler

Amigo Visitante,

Sua presença e comentários são bem-vindos.
Não saia daqui sem deixar sua opinião, sugestão, ideias... Elas são de relevância, pois assim, teremos uma noção mais clara da visão que estão tendo sobre o blog e os artigos aqui postados.