Toda a Armadura de Deus

Postado por Igreja Adventista Central de Cachoeira do Sul

Seja qual  for a prova que nos sobrevenha, seremos capazes de resisti-la, se usarmos toda a armadura de Deus.
O apóstolo Paulo usa a espada para representar a Palavra de Deus. Todos nós, como soldados cristãos ativos, devemos estar armados com a santa Palavra de Deus, mas necessitamos também de outras armas.

Toda a Armadura de Deus - Efésios 6:10-17


A  Verdade

"Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade..." A verdade é uma parte essencial da Palavra de Deus. É representada mediante o cinto que sustenta a escarcela. Esta parte da armadura, parecia-se com uma saia cuta de placas de metal, e servia para proteger a parte inferior do tronco e as coxas.

A Justiça

"E vestida a couraça da justiça". Esta parte da armadura cobre as zonas vitais do corpo. Assim acontece com vocês e comigo. Alguém disse que a justiça é agir com retidão. Outra pessoa disse que justiça significa ser obediente aos mandamentos de deus. De maneira que, se somos justos, se estamos vestidos com a couraça da justiça, nossos corações estarão protegidos contra o inimigo. Agiremos sempre em conformidade com o Decálogo, que é a norma da justiça.

O Evangelho da Paz

Se nossos pés estão "calçados... na preparação do evangelho da paz", agiremos com rapidez para obedecer às ordens que o Senhor nos der. Ao pensar nesta parte da armadura, recordamos nossos consagrados colportores que vão de casa em casa, dia após dia, disseminando o Evangelho de paz por este mundo perturbado.
Há muitas maneiras pelas quais nossos pés podem estar protegidos pelo Evangelho de paz. Nem todos podemos dedicar-nos à colportagem, nem mesmo ir para um campo missionário. Não obstante, podemos visitar enfermos, ajudar a um vizinho idoso, etc. Quanta bênção proporciona cantar em grupos missionários especiais, aos sábados à tarde, para alegrar as pessoas que estão encerradas por alguma causa. Há muitas, muitíssimas maneiras, pelas quais podemos levar o Evangelho da paz a algum coração necessitado.

O Escudo da Fé

Que parte desempenha o escudo na armadura? É uma arma de metal, que serve para defesa, com a qual o soldado protege todo o corpo. Sem ele, no  fragor da batalha, o resto da armadura serviria muito pouco.
Devemos estar constantemente protegidos contra as influências inconvenientes como a de livros ou revistas prejudiciais, programas duvidosos de televisão e internet, filmes, jogos e histórias impróprias, música que não foi escrita para cristãos, ou algum amigo que deseja de vez em quando dar algumas escapadas para o mundo. Sempre devemos usar nosso escudo para defender-nos do inimigo.

O Capacete da Salvação

Tendo o nosso pensamente resguardado contra o inimigo, mediante "o capacete da salvação", somente pensaremos o que eleva e enobrece. Se permitirmos que nossos pensamentos divaguem em diversões e prazeres mundanos, em coisas indignas e em temas que nos apartem de Deus, sem dúvida nos extraviaremos.
Diz Salomão em Provérbios 23:7, que o homem é "como imaginou na sua alma". Oxalá nossos pensamentos sejam tais que possamos viver sempre como se estivéssemos na presença de Cristo.

A Espada do Espírito é a Palavra 

Em todas as batalhas da vida, armas são usadas. Seu manejo é aprendido para afastar ou dominar o inimigo. O mesmo sucede em nossa guerra contra Satanás. Devemos usar algumas armas. Entre essas, figura a espada do Espírito. Ela é "viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes e penetra até a divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). Esta espada é a Palavra de Deus.

"Resistir"

Nessa batalha da vida, devemos vestir a armadura de Deus a fim de resistir ao inimigo. Não demos costas para escapar quando as coisas não saiam bem; enfrentemo-las, corajosamente. 
Leia II Crônicas 20:5, 6, 13, 15, 17, 18 e 20-22. Nessa relato do rei Josafá, note-se sua posição decidida. Manteve-se firme diante do Senhor, reclamou Suas promessas, e devido a isto, todo o povo de Judá o seguiu como a seu dirigente.
A seus compatriotas aconselhou: "Crede no Senhor vosso Deus", e eles creram. quando receberam esta mensagem, começaram a agir de acordo com ela. Foi-lhes ordenado que cantassem quando enfrentassem o inimigo, e seu canto de fé fez com que o inimigo fugisse.

Esse texto foi baseado num programa escrito por Margarida Amyx, apresentado na revista "Diretrizes", II trimestre de 1964. Imagens extraídas de: http://www.reflexoesevangelicas.com.br/2011_07_01_archive.html

0 comentários:

Postar um comentário

Amigo Visitante,

Sua presença e comentários são bem-vindos.
Não saia daqui sem deixar sua opinião, sugestão, ideias... Elas são de relevância, pois assim, teremos uma noção mais clara da visão que estão tendo sobre o blog e os artigos aqui postados.